ESMALTE EM GEL - Veja o que é e tudo que é preciso saber antes de aplicar o produto

Esmalte em gel - Esse é o esmalte para quem exige duração e brilho, sem retoques         

Esmalte de longa duração
Esmalte de longa duração
Mesmo ele não sendo uma novidade, muitas de nós ainda não o experimentou e algumas talvez ainda não saiba como ele funciona .
Eu mesma sou uma das que ainda não experimentou essa esmaltação, que visa aliar durabilidade e praticidade no embelezamento das unhas.
Vejamos como ele funciona:

Esmaltação em gel - o que é 

O que é o esmalte em gel                       

Mais que um produto, a esmaltação em gel é uma técnica de aplicação que se utiliza de produtos específicos, que preparam as unhas, pintam e selam o esmalte, de forma dar durabilidade e mantê-lo intacto por cerca de três semanas, independentemente do contato com água ou das tarefas diárias a serem executadas.                

Apesar de parecer uma solução super prática, a esmaltação em gel só é eficiente quando aplicada por profissionais experientes, utilizando os produtos específicos e de qualidade. Devem ser observados também os custos e benefícios que a técnica pode oferecer às unhas.            


Vantagens e desvantagens de esmaltação em gel                 

Os principais atrativos do esmalte em gel são; durabilidade e secagem imediata .              
Quando bem aplicado, a duração dessa aplicação, pode chegar a três semanas . Outra vantagem é  que, com a aplicação tem secagem ultra rápida, levando apenas um minuto,  são eliminados os riscos de incidentes; como amassados e lascados aos quais os esmaltes frescos se expõem .             Uma outra vantagem, dessa que é uma aplicação de alta resistência, seria a de proporcionar uma proteção extra contra a quebra das unhas. Mas, isso, apenas se a remoção não causar prejuízos maiores que os benefícios .            
Nas aplicações mais duradouras, poderão ser observados espaços vazios entre a cutícula e o esmalte causados pelo crescimento das unhas .    


Vantagens e desvantagens do esmalte em gel
A principal desvantagem do esmalte em gel é a sua difícil e agressiva remoção das unhas.             Por ser muito resistente, a remoção do esmalte em gel pode ser bastante agressiva para as unhas e demorada. Embora o ideal seja que uma manicure faça a retirada dessa esmaltação com os produtos apropriados, a remoção costuma ser feita também em casa, sendo usado; acetona, removedores para esmaltes comuns ou o produto específico para essa tarefa . Tarefa essa que pode ser bem difícil de ser concluída.  Devido aos possíveis danos causados ao longo de todo o processo, da aplicação à remoção e, a necessidade de deixar a unha respirar por algum tempo, não é indicado que o produto seja usado sem que os devidos intervalos sejam respeitados .          

Pode ser aplicado em casa         
Desde que se tenha o equipamento, os produtos apropriados e o devido domínio da técnica, a aplicação pode ser feita em casa. Mas, talvez, não com o mesmo cuidado e a mesma qualidade de um profissional.              


Produtos utilizados na aplicação do esmalte em gel                       

Câmara de secagem, lixa de polimento, fixador, base e esmalte em gel, top coat ou extra-brilho, isso e mais o conhecimentos sobre a técnica de aplicação do produto.          
A aplicação profissional pode utilizar ainda outros produtos que acrescentam maior qualidade ao serviço.          


Com é aplicado o do esmalte em gel                

Câmara de luz ultravioleta ou led
Câmara de secagem para esmalte em gel
Primeiro é feito o preparo das unhas, dando polimento em sua superfície, com a aplicação do produto fixador, da base em gel e, então o esmalte em gel. Em seguida é feita a finalização com o top coat ou extra-brilho. A cada uma das aplicação, as unhas são levadas à câmara de luz ultravioleta ou led para sua secagem rápida e completa aderência do produto.
O gel não seca fora da câmara.                 



Como é feita a retirada do esmalte em gel               

Não basta esfregar as unhas com algodão embebido em acetona, antes de tudo é preciso lixar a unha para remover o brilho e deixá-la mais porosa para o produto conseguir penetrar. Depois, as unhas são postas de molho em removedor, onde devem permanecer por 10 minutos ou mais. Só então o esmalte começará a soltar. Daí, é seguir com o processo de retirada. Pode ser necessário usar uma espátula para ajudar na completa retirada do esmalte e de uma lixa de polimento para finalizar o serviço.        
Vale ressaltar que, após a retirada do esmalte, poderá ser observada a perda de hidratação, do esmalte natural das unhas ou até da sua camada superficial, deixando-a frágil, quebradiça e exposta a outros danos.

Independentemente do dano, é recomendado que seja feito algum tratamento de recuperação das unhas após os procedimentos mais agressivos.

Outras informações:

Esmalte em gel
Custo médio de uma aplicação profissional:                
Cerca de três vezes mais que o serviço comum de manicure.
Contraindicações:
Recomenda-se que a aplicação não seja feita em crianças, em pessoas com saúde debilitada, alérgicas ou de unhas muito frágeis .          
Tempo médio necessário para a aplicação:
Cerca de uma hora e meia.
Intervalo recomendado entre cada aplicação do esmalte em gel?
Espaçado o suficiente para as unhas recuperem e sofram danos mínimos com o procedimento.
O ideal é que a esmaltação em gel seja feita apenas em ocasiões especiais ; como viagem e períodos que não seja possível estar retocando as unhas.            

Comentários